segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Para terminar o ano, não podíamos deixar passar em branco esta época natalícia.
Dia 20 de Dezembro ficou marcado por um pequeno passeio de Pais Natais do Biclas TTeam.
Convidados familiares e amigos, o encontro estava marcado, como habitualmente, nas piscinas em Ílhavo, pelas 9h00.

O dia amanheceu marcado pelo frio e nem o reforço da farda o fez desaparecer.
Reunidos os Pais Natais que conseguiram superar a vontade de ficar no quentinho, lá partimos com destino ao centro da cidade de Ílhavo seguindo depois pela Légua, pelos Moitinhos e pelo Vale de Ílhavo, onde tivemos de parar em casa do Rogério para dar de beber às renas.

A paragem teve de ser curta, porque a viagem era longa no entanto, parámos mais abaixo um bocado, na tentativa de angariar mais um Pai Natal que, sabe-se lá porquê, não compareceu à chamada.

Novamente no caminho, fizemos a próxima paragem cá em casa, também ela curta, como foram todas as paragens que se fizeram, e de seguida fomos pela Ermida, Vista Alegre, Gafanha da Boavista, onde fomo visitar a avó da Sandra,
pela Gafanha de Áquem, Gafanha da Encarnação, onde estivemos em casa do Tiago e na casa da mãe da Sandra, logo de seguida fomos até à Gafanha da Nazaré para visitar o irmão do Luís e de seguida aproveitámos para visitar o Pedro Guedes que se encontrava de serviço, onde tomámos um cafézinho, que serviu para "arrefecer" o ambiente (o frio já lá ia).

Rumámos novamente à Gafanha da Encarnação e fomos visitar o João (que também não compareceu) e logo depois fomos a casa do Luís.
Nesta altura já estava combinado o almoço, que seria em casa do Tiago. O Martinho, a sobrinha dele e o David tiveram de ir embora, ficando os restantes para o almoço.
Como é normal, servem as refeições para pôr a conversa em dia e esta não foi diferente, com o acréscimo de termos ainda tempo para apreciar algumas das fotografias tiradas pelo Tiago em alguns passeios onde temos participado.
Pouco passava das 4h00 quando tivemos de vir embora, havia ainda quem tivesse de ir trabalhar. O restante pessoal manteve-se firme e hirto para terminar mais esta actividade do Biclas TTeam, que nos deu bastante prazer.
Para finalizar um abraço ao Tiago pelas fotos.
A gente vê-se por aí.
Boas Pedaladas.
João Torrão

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

As informações que tínhamos eram as de que o percurso era interessante e a comida era boa. Essas informações provinham de um amigo do Pedro, o Pinto, residente em Arcozelo das Maias, e o Biclas TTeam não podia descurar a hipótese de ficar a conhecer mais uma terra deste Portugal.

No dia 13 de Dezembro, lá estávamos em Arcozelo das Maias, para alinhar em mais um passeio. O dia acordou marcado pelo frio que se fez sentir, mas ninguém quis ficar na cama, até o Rogério que estava com problemas físicos que o levaram a não alinhar à partida.
Foi preciso esperar pelo fim do ano para participar num passeio onde tudo estava espectacular.
Partida feita com um pouco de atraso, mas sem culpa para a organização, o percurso, bem marcado, era espectacular, mesmo para quem não gosta de subir, a paisagem fazia-nos esquecer que elas estavam lá e só o facto de terem de ser feitas a pé nos chamava à terra para o facto de irmos a subir e os abastecimentos eram do melhor que se pode ter.
Chegados a Arcozelo das Maias, no final de quarenta quilómetros, depois de ter subido ao alto da
serra do Ladário e de ter descido por uns singletracks espectaculares, apenas o Martinho tinha tido problemas (uma queda) que o levaram a fazer mais de metade do percurso sem o travão de trás, mas no final tudo acabou bem. Só faltavam os banhos e o confirmar a fama do comer.
Depois de tudo arrumado, banhos tomados e bicicletas nos carros, rumámos ao local do comer.
Se o comer nada tinha de especial (canja de galinha, miúdos guisados de um lado e carne do outro acompanhados com massa e ervilhas, sobremesa e cerveja, vinho e sumos) a quantidade era à descrição, houvesse fome ou sede, havia comer e beber.
No final, satisfeitos, rumámos para casa com mais um empeno, como sempre acontece.
A próxima saída do Biclas TTeam será no dia 20 de Dezembro, pelos vistos já foi, e iremos percorrer as ruas do concelho vestidos de Pais natal.
A gente vê-se por aí.
Boas pedaladas.
João Torrão

sábado, 12 de dezembro de 2009

Dia 6 de Dezembro, mais uma lição para a vida: água, lama, mais água e mais lama.
À hora combinada lá comparecemos no local de encontro. Depois de muitas indecisões, até porque estava a chover, lá fomos. Dez tolos embarcaram em cima das bikes e debaixo de chuva.
Eu, o Bruno e o Capela fomos encontrar o Martinho na Quintã - Vagos, daí a pouco chegou o Ilídio, irmão do Martinho, mais um colega (mais um que não recordo o nome) e mais uns minutos tínhamos a Sandra, o Pedro, o Luís e o Rui em alas de marcha.
Com passagem por S. Romão em direcção aos moinhos de S. André e depois pelo Ervedal, subimos para Ouca. Depois de fazer o planalto de Ouca, onde apanhámos bastante água, fomos para o Tabuaço pelos caminhos que fazem a ligação às cerâmicas de Bustos. Nesta altura começaram a surgir os primeiros queixumes da falta de travões. A muita água existente nos caminhos, associada às lamas fez com que no final da volta já se travasse com os pés.
Depois do Tabuaço, seguimos a estrada que liga a Bustos, para alguns metros mais à frente entrarmos num caminho que nos iria levar às traseiras de Mesas e depois de mais umas voltas passámos mesmo pelo centro da aldeia.
Novamente em caminhos de terra, rumámos ao Andal(?), depois à Moita e finalmente a Rines, onde a equipa de inspectores pôde comprovar que a máquina da cerveja estava a funcionar correctamente.
De regresso a casa, agora já sem o Martinho que tinha ficado para pôr a mesa para o almoço porque recebia visitas de tarde, o caminho foi feito essencialmente por mato.
O que não tem remédio, remediado está, diz o ditado popular e isso aconteceu com os travões de quase todos, por isso, no regresso feito essencialmente pelo mato, foi esquecer e desfrutar as poças de água que se iam encontrando pelo caminho.
Chegados à Quintã, cada um foi pelo seu lado, de maneira a chegar a casa o mais rápido possível para tomar um banho quente e despachar-mo-nos, porque não queríamos fazer esperar o anfitrião da tarde: o Martinho.
Por volta das 14h00, já todos estávamos em casa do Martinho para mais um convívio da malta do Biclas TTeam. Ao grupo que rolou de manhã, juntou-se o Rogério, o David, o Tiago e o Pedro.
De referir ainda que para além da esposa do Martinho, estavam também presentes a esposa do Luis, do Rogério, a do David, a minha e acrescentar que o Pedro levou a esposa dele e a Sandra levou o marido.
Logo ali ficou combinada a volta do dia 8 que nos levou por estradões, novamente até casa do Martinho, onde pudemos verificar que a máquina da cerveja continuava a funcionar em condições.
A esta volta feita no dia feriado, falhou a Sandra, por impedimento mecânico, mas juntou-se o Simão e o David, entre outros.
Espero em breve ter fotografias, tiradas durante o convivio, pela máquina do Tiago, que adicionarei neste blog.
O próximo empeno do Biclas Team será em Arcozelo das Maias no dia 13 de Dezembro e aqui trarei o relato do que por lá se passar.
A gente vê-se por aí.
Boas pedaladas.
João Torrão