segunda-feira, 22 de março de 2010

Depois de passado o Carnaval eis-nos de novo na estrada, ou melhor no carreiro.
Com um aquecimento feito nos estradões entre Ílhavo e Mira, no dia 7 de Março, aparece-nos a seguir a Rota da Vala Velha no Corticeiro de Cima, oito dias depois.
Prova que se afigurava de alguma facilidade, devido ao tipo de terreno desta zona, mas que a metereologia sentida nas semanas anteriores fez com que tudo se complicasse em determinadas partes da prova.
Para esta prova, os Biclas TTeam tinham em carteira algumas novidades, tais como a presença do Tiago Neves , do Pedrito, da Vera, do Paulo Lameiro e do Ilídio, que trouxe consigo um amigo.
Em contrapartida faltaram nomes sonantes da equipa como o Germano, que ficou a descansar e o Pedro Guedes, que se encontrava de "baixa".
Na linha de partida alinharam ainda o Rogério e o Martinho, que fizeram companhia ao Paulo na Maratona, e o Luís, o Bruno, a Sandra, o João e eu, que com os restantes alinhámos na Meia-maratona, ainda nos fez companhia a Bé que com o Pedro, que tirava fotografias, nos apoiaram em alguns pontos da prova.
Com as partidas desfasadas, lá seguimos rumo e tal como era caracterizado pela organização, a primeira parte e a zona final era bastante rolante, só na parte central apareciam os problemas desta prova, com o barro, a lama e as valas (que certamente deram o nome a esta prova) a darem cabo do juízo e do físico ao pessoal.
O melhor Biclas foi o Pedrito, seguido do Luís, da Sandra, que foi segunda na secção feminina, do Bruno, do Tiago, eu, o João e na parte final a Vera, o Ilídio e o amigo. Na Maratona apenas o Martinho e o Paulo ficaram classificados.
Inicialmente marcada com 35 km, a Meia-maratona acabou com apenas 26,5 km, o que fez com muitos dos participantes se começassem a poupar na altura que consideraram o meio da prova, para poderem atacar mais para o final e eis que dum momento para o outro estava terminada a meia-maratona da Rota da Vala Velha. Também na Maratona, um erro de marcação de caminho, ou pelo menos a falta de alguém no local de indicasse o caminho certo, fez com que cerca de 30 participantes, entre os quais o Rogério, chegassem ao local de partida 20 minutos após a mesma.
Como nem sempre tudo pode correr bem, também aqui os problemas apareceram e desta vez calhou ao Luís furar, fazendo com que aos 4 kms eu e ele fossemos os últimos, fazendo esperar o motard que encerrava a prova. Também o João furou numa altura da prova onde já circulava sozinho, tendo de se desenrascar.
Depois de terminada a prova vieram os banhos que não foram bons nem maus. Parte dos participantes tomaram banho de água quente, os outros de água fria. Em jeito de conselho, penso que não haverá no Corticeiro de Cima, condições para uma prova com mais de 250 participantes e, mesmo assim, com boa vontade.
Também o comer será um problema a resolver por parte da organização. Da minha parte não tive problemas, mas os participantes que chegaram no fim, tiveram algumas dificuldades em arranjar comer.
Para terminar o dia fomos até casa do Martinho, onde começámos a trabalhar sobre a ida a Santiago de Compostela.
A gente vê-se por aí.
Boas pedaladas.
João Torrão.