quinta-feira, 22 de abril de 2010

Passadas as folias do Carnaval e da Páscoa, eis-nos de novo em aquecimento, porque o Verão vem aí.
Chegado o dia 11 de Abril os Biclas TTeam rumaram a Conímbriga para pedalar na Serra do Sicó.
O Luís já era baixa confirmada à partida, a Sandra e o Pedro deram baixa ainda antes da 7h00 da manhã e o Nuno acabou por também não comparecer, mesmo assim éramos 9 a pedalar serra acima (e abaixo): o Capela, o Rogério, o Bruno, o Paulo, o Ruben, o Bruno Pinto, o Martinho, o Octávio (meu colega de trabalho) e eu.

Ainda não tinham dado as 9h00 já o grupo rolava pelos trilhos do Sicó.
Logo nos trilhos iniciais apareceu um engano: o GPS levou-nos por caminhos que já se encontravam tapados ou que se calhar nunca foram abertos.
Este engano levou-nos para um singletrack a subir de deitar o bofes.
Ultrapassada a dificuldade, lá seguimos em direcção ao traçado programado, que nos iria levar para a Senhora do Círculo.
Para lá chegar foi preciso trepar mais uma parede, deixando-nos mais uma vez com a língua de fora, seguindo-se a mais radical e perigosa descida do traçado, em direcção a aldeia de Casmilo.

Logo à saída da aldeia de Casmilo, aparecem-nos duas paisagens espectaculares que podemos apreciar nesta região: o campo de Lapiás e as Buracas de Casmilo.

Depois de apreciar-mos estes monumentos arquitectónicos moldados pela natureza, seguimos em direcção às eólicas, onde podemos atingir a altitude máxima (540m) desta volta.

A seguir a uma subida aparece sempre uma descida e aqui não foi excepção, sendo que esta foi em estradão, o que permitiu desfrutar da velocidade que o caminho permitia, apesar da gravilha que nos aparecia, criando alguns sustos.

Depois de ultrapassadas as maiores dificuldades em termos de subidas e dado o adiantado da hora, a opção foi a de começar a cortar caminho para que assim pudéssemos continuar a desfrutar da bela paisagem que a Serra do Sicó nos apresenta.
Assim, seguindo por estrada fomos para a Senhora da Estrela, onde tirámos a foto de grupo, o onde podemos reabastecer de água, antes de iniciar o caminho de regresso pela aldeia do Poio e pelo seu respectivo canhão.


O canhão do Poio é um singletrack onde ficamos de boca aberta pela sua beleza e que não nos deixa errar, pelo menos na sua parte inicial (para quem vem de Poios), e com densa vegetação no final.
Foi a partir da saída do canhão que começaram a fazer-se sentir os efeitos do calor que estava neste dia. Mesmo assim, continuávamos a seguir ou pelo menos a tentar, o caminho.
Mais uma vez fomos dar a um bêco sem saída: caminhos que foram abertos para fazer este traçado, estavam agora fechados não nos deixando alternativa. Pena o tempo perdido a tentar achar saída sem nunca conseguirmos, fazendo-nos voltar para trás, atalhando para a vila de Degracias de onde seguimos até encontrar o trilho um pouco mais para a frente.

Nesta fase já a decisão estava tomada: esquecermos a parte dos trilhos do Rabaçal atalhando terreno depois de passarmos por Quatro Lagoas e Vale Centeio, onde já escasseava a água para alguns dos companheiros, seguindo em direcção a Chancas e depois para a Serra de Janeanes.
Foi nesta aldeia, quando ainda faltavam cerca de 5km para chegar a Conímbriga que finalmente conseguimos abastecer de água. Um dos moradores que se encontrava à porta cedeu-nos dois garrafões para enchermos os bidons.
Ultrapassada a secura, estavam para vir as últimas dificuldades do dia: a ligação desta aldeia à do Poço tinha uma subida e duas descidas em empedrado o que as tornou mais dificeis do que fazer a subida.


Finalmente chegados a Conimbriga, ainda houve tempo para tomar um banho de água fria numa torneira existente nas ruinas e que serviu para retemperar as forças para a refeição que fizémos numa churrascaria de Condeixa.
Depois deste empeno mais uma fase de relaxe com a Rota das Adegas de Cantanhede já no próximo dia 24 de Abril a que se seguirá uma fase de preparação fisica e psicológica para o Caminho de Santiago que o Biclas TTeam irá fazer em Junho.
Para terminar e para quem estiver a seguir este blogue segue o link para o nosso calendário http://calbiclastteam.pt.vu/.
Boas pedaladas.
A gente vê-se por aí.
João Torrão